Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939)
A Guerra Civil Espanhola foi um conflito armado que envolveu facções políticas e militares na Espanha durante o período da chamada Segunda República. Pela primeira vez, potências totalitárias, como a Alemanha Nazista, de Hitler, e a União Soviética, de Stalin, mostraram ao mundo suas inovações militares, ao darem auxílio aos seus respectivos aliados ideológicos. Nesse contexto a aviação alemã bombardeou a cidade espanhola de Guernica, como forma de demonstração de seu poderio militar, fato que ocasionou a morte de milhares de civis.
Contexto Histórico
Desde o início do século XX, a Espanha vivia mergulhada em sucessivas crises políticas, econômicas e sociais. O governo monárquico parlamentarista era incapaz de resolver as dificuldades geradas pelo atraso econômico. A estratégia era reprimir duramente os movimentos como os sindicatos e os partidos de esquerda.
Em 1923, o general Primo de Rivera havia instalado uma ditadura de tipo fascista, apesar de preservar a monarquia. Essa ditadura caiu sob pressão popular em 1930. No ano seguinte, em meio às profundas agitações sociais e políticas, os republicanos ganham as eleições municipais de 1931. Assim, um movimento popular derruba a monarquia espanhola, proclama a república e a família real é expulsa para a Itália.
Após a instauração da República foram implantadas a expansão do ensino básico e a reforma agrária. Estas medidas amedrontaram as elites conservadoras, que eram compostas por grandes proprietários, alta burguesia, membros do exército e do clero. Assim, os conflitos entre as forças de direita e esquerda acirraram-se.
As elites se uniram num partido de extrema direita, denominada Falange Tradicionalista Espanhola das Juntas Ofensivas Nacional-Sindicalista, e tinham como objetivo impedir as reformas que consideravam de inspiração socialista.
Início da Guerra Civil Espanhola
Em fevereiro de 1936, a Frente Popular reunindo vários setores democráticos e de esquerda – socialistas, comunistas, anarquistas, liberais – elegeu Manuel Azaña como presidente. Pouco tempo após as eleições, o Exército, sob a liderança do general Francisco Franco, se rebelou contra o novo governo. Começava a Guerra Civil Espanhola com uma tentativa de golpe de Estado em 17 de julho de 1936.
O conflito trazia de um lado os falangistas e do outro, populares e de esquerda. Os primeiros tinham apoio militar da Itália fascista e da Alemanha nazista, que usou a Espanha como centro de experimentação de suas novas e potentes armas. Do outro lado, estavam as forças populares e democráticas. Essas recebiam um pequeno apoio da União Soviética e das Brigadas Internacionais, que eram formadas por voluntários operários e intelectuais de outros países.
Países democráticos como a França e Inglaterra não se envolveram no conflito.
Com a vitória dos falangistas, as forças de Franco ocuparam toda a Espanha e deram início ao regime ditatorial, que ficou conhecido como franquismo. Isto significava o fim de eleições para o Poder Executivo, pena de morte para crimes contra a segurança do Estado, predomínio da religião católica na vida civil, dentre outras medidas.
A fim de garantir sua liderança, Franco afastou todos os dirigentes que desejavam transformar o regime numa versão do fascismo italiano. Desta maneira, concentra os poderes institucionais em si mesmo e no Conselho de Estado, isolando a Espanha do cenário internacional.
Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, Franco foi obrigado a realizar pequenas reformas políticas, a fim de receber ajuda exterior. No entanto, manteve a censura, a proibição de partidos políticos e o regime autoritário. A ditadura fascista do generalíssimo Franco durou até a sua morte, em 1975. Após esta data, a monarquia parlamentarista foi restaurada e uma Constituição foi promulgada em 1978.
Quer que desenhe?!?!
Só vendo mesmo né!!!
1) Explique quais foram as principais consequências da Guerra Civil Espanhola.
2) A partir do vídeo "Guerra Civil Espanhola - Nerdologia", descreva o processo histórico que levou a ao conflito civil na Espanha e qual foi seu desfecho.
Referências Bibliográficas
Texto explicativo
https://www.todamateria.com.br/guerra-civil-espanhola/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-civil-espanhola.htm
https://www.infoescola.com/historia/guerra-civil-espanhola/
Quer que desenhe?!?!
https://i.pinimg.com/564x/cd/fe/87/cdfe87d37392b1d39b307587327e2f67.jpg
Só vendo mesmo né!!!
https://www.youtube.com/watch?v=ryBf8aNyJ6E
Imagens
https://static.todamateria.com.br/upload/gu/er/guerracivilespanholacartazrepublicano-cke.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Mural_del_Gernika.jpg
https://pgl.gal/wp-content/uploads/2014/04/Mestras-da-Rep%C3%BAblica-espanhola-8.jpg
https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/09/francisco-franco-220x300.jpg
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/guerracivilespanhola_widelg.jpeg
Comentários
Postar um comentário